BY DAY
BY SUBJECT
.
.
—
.
.
H
—
H
A MINHOCA
Mariana, a miserável, A Minhoca (2025)
Tinta de água sobre parede
(cortesia da artista)
Mariana Santos nasceu em Leiria, em 1986. É formada em design gráfico pela ESAD das Caldas da Rainha e vive no Porto desde 2010, ano em que passou a dedicar-se exclusivamente à ilustração. Desenvolve exposições individuais e coletivas, bem como inúmeros outros projetos nesta área: livros, publicações de pequenas tiragens, posters, azulejos, cerâmica, agendas, murais, revistas e jornais.
Para a Feira do Livro do Porto, partiu de um verso da música Lá Isso É, de Sérgio Godinho. Nas palavras da artista, “a maçã gigante, a nossa liberdade e democracia, que agarramos e levamos com cuidado, está sob ameaça, sem que ninguém dê por isso. A minhoca come a maçã por dentro e infiltra-se como um pensamento numa cabeça distraída. Qualquer semelhança com a realidade vigente não é mera coincidência mas, como diz a música, ‘o povo é que manda no povo / Ai isso é claro, claro’”.
O fascismo é uma minhoca
Que se infiltra na maçã
Ou vem com botas cardadas
Ou com pezinhos de lã
Sérgio Godinho
Lá Isso É (1978)
.
.
—
.
.
H
—
H
OS AMIGOS DO GASPAR
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A emblemática série televisiva que passou na RTP nos finais dos anos 80, Os Amigos do Gaspar, regressa através de uma exposição e visitas-oficinas. Para uns, representará uma oportunidade de recordar, para outros, uma ocasião de experienciar o sucesso que estes bonecos animados fizeram junto de públicos de todos os géneros e todas as idades, seduzidos pelas canções de Sérgio Godinho (letra e interpretação), com composição musical de Jorge Constante Pereira, cenografia de Carlos Dias e encenação de João Paulo Seara Cardoso.
Esta mostra permitirá assistir a alguns episódios, ouvir canções, fazer fantoches, participar em jogos ou, simplesmente, vaguear pelo espaço da sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e apreciar a instalação artística, ao vivo e a cores, de várias das marionetas que estiveram na base desta divertida história.
Uma oportunidade para (re)descobrir as aventuras de Gaspar e os seus companheiros, inserida na programação da Feira do Livro do Porto.
.
.
—
.
.
H
—
H
TRÊS LUZES ACENDERAM AO MESMO TEMPO EM TRÊS JANELAS DIFERENTES
Instalação de Noiserv e Berto Pinheiro
Uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos, do músico lisboeta Noiserv.
Uma obra inovadora e distinta ao nível da escrita, mas também da escuta. Uma simbiose perfeita entre som, luz e voz, onde se junta a polifonia da banda-sonora – escrita em exclusivo pelo músico Noiserv –, um jogo de luz, também ele dedicado e exclusivo do iluminador Alberto Pinheiro e a lindíssima voz da atriz Isabel Abreu.
Um bonito lugar de escuta, do nós e do outro, um intervalo no tempo de 15 minutos e 57 segundos, para nos permitirmos ouvir, para nos dedicarmos a ouvir, a ver e a sentir.
.
.
—
.
.
H
—
H
LILLIPUT – JOGAMOS HISTÓRIAS
Público em geral
Entrada gratuita
Com Tombs Creatius
Público em geral
Entrada gratuita
Uma história surge com palavras, versos, ilustrações, no cinema, em desenhos animados, no teatro, na televisão. Mas e se a jogarmos? Poderás dar um beijo à Bela Adormecida? Conseguirás fazer com o que um boi dê um traque para salvar o Pequeno Polegar? Reconhecerás o sapato verdadeiro da Cinderela? Saberás criar os sons dos Músicos de Bremen? Atreve-te a cruzar a porta de entrada às histórias de todos os tempos para protagonizá-las, revivê-las e reconstruí-las. A fantasia, a surpresa e as emoções esperam-te neste particular Lilliput. Aqui, as histórias não são contadas – são para jogar!
.
.
—
.
.
H
—
H
LÚCIDO DEVANEIO: PANORAMA DA ARTE CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA
Entrada gratuita
Visitas Guiadas SÁB. 23 AGO. + DOM. 30 AGO. / SÁB. 6 SET. + SÁB. 4 OUT. 15H
Mais informações www.galeriamunicipaldoporto.pt
Curadoria Raphael Fonseca e Hiuwai Chu
Entrada gratuita
Visitas Guiadas SÁB. 23 AGO. + DOM. 30 AGO. / SÁB. 6 SET. + SÁB. 4 OUT. 15H
Mais informações www.galeriamunicipaldoporto.pt
Lúcido Devaneio é fruto de um período de pesquisa ao longo de um ano e meio pelos curadores internacionais Hiuwai Chu e Raphael Fonseca. A exposição assume-se como um mapa selecionado das práticas mais relevantes em Portugal, bem como ferramenta para a sua internacionalização e inclui escultura e pintura, passando pela fotografia, imagem em movimento e texto, apresentando uma seleção de 20 artistas/duplas de diferentes gerações: Ana Vidigal, André Sousa, Andreia Santana, Belén Uriel, Dayana Lucas, Francisco Trêpa, Gonçalo Sena, Ilídio Candja, Joana Escoval, João Gabriel, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Mané Pacheco, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Sara Bichão, Sara Chang Yan, Silvestre Pestana, Sofia Borges, Teresa Murta, Tiago Madaleno e Tiago Mestre.
.
.
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – LETRAS CRUZADAS
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Rita Sineiro
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Alguns saltarão da palavra para a melodia em meio instante e, com um brilhozinho nos olhos, talvez até viajem no tempo. Para outros, será o primeiro dia a cantar Sérgio Godinho e está tudo bem, porque, afinal, de pequenino é que se torce o destino. Vamos juntos brincar a ser letristas? Dividindo e baralhando versos e canções, procurando pares de rima, ligando frases e criando letras nossas. Eu vou a jogo, e vocês?
.
.
—
.
.
H
—
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – INTRODUÇÃO À LINGUAGEM ARTÍSTICA DA BD
Para jovens com mais de 15 anos
Duração 3h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Com Mariana Pita e Rudolfo
Para jovens com mais de 15 anos
Duração 3h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Estes workshops mostram o poder da edição no formato fanzine e a utilização do jogo como indução do processo criativo, entre formas de utilizar o improviso e o aleatório para desimpedir bloqueios.
.
.
H
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO O MEU SÉRGIO
Produção Cooperativa MOTOR – Produção Cultural
Projeto Tiago Manuel
Curadoria e Ensaio/Livro Marcos Farrajota
Autores de BD Pedro Burgos, Tiago Baptista, Rodolfo Mariano, José Smith Vargas, Maria João Worm, Mariana Pita, Alexandra Saldanha e Joana Mosi
Direção de Arte e Design Gráfico/Livro Jorge Silva
Curadoria/Exposição António Gonçalves
Impressão livro Rainho & Neves
Coordenação técnica e editorial Rui Bandeira Ramos
Homenagear as pessoas que dão sentido à nossa vida individual e coletiva é, antes de tudo, um ato de gratidão. Assim, não podemos ignorar a presença constante de Sérgio Godinho, que, pela força das suas palavras e da sua voz, ancorou com a sua música a esperança às nossas vidas.
O Meu Sérgio, projeto editorial de banda desenhada inspirado na sua vastíssima obra, é a melhor maneira de os artistas visuais prestarem tributo pelo muito que receberam.
Oito grandes autores da BD nacional fizeram com as suas obras inspiradas a ponte para as novas gerações, lembrando quão importante é manter a palavra viva num tempo que se adivinha de sombras, violências e enganos.
SEX. 22 AGO. + SEX. 29 AGO. + SEX. 5 SET. 17H
LEITURAS – LIVROS DE AHHH A ZZZZ
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Rita Sineiro
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Os livros abrem-nos a boca de espanto e fecham-nos os olhos num embalo. Puxam pelas gargalhadas e às vezes pela cabeça também. Levam-nos às cavalitas, a saltar de página em página, numa aventura que vai de A a Z. Quem quer brincar aos livros.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – CONCERTO DE ABERTURA
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
ESTILHAÇOS
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
O projeto Estilhaços nasceu com um espetáculo em que Adolfo Luxúria Canibal lia textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado ao piano por António Rafael. O projeto foi evoluindo, tanto na sua estrutura musical como no seu universo literário. Foi recentemente lançado o quarto disco de originais, Estilhaços de Escuridão, mergulhando, ao longo de oito faixas, no “ambiente da literatura e das comoções mais essenciais e profundas da existência humana, centradas no conceito de escuridão”.
.
.
H
O CUBO | TEATRO SENSORIAL PARA BEBÉS E NÃO SÓ
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Estação das Letras
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Em O Cubo, o palco transforma-se num espaço de infinitas possibilidades, onde o vazio revela um universo de sonhos e descobertas. Através da combinação de dança, música e imagens tridimensionais, o público é convidado a imaginar, sentir e partilhar o momento.
O espetáculo desafia-nos a explorar o poder da imaginação, a ultrapassar fronteiras e a encontrar o extraordinário no aparentemente simples. No final, o grande cubo guarda um pequeno cubo — símbolo de tudo o que foi partilhado, vivido e sonhado.
.
.
—
.
.
H
—
H
SONS, RIMAS E ENCANTOS – HISTÓRIAS SEM CORANTES
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Tiago Sami Pereira
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Um momento preparado para o pequeno grande público, em que um músico/ator conta e partilha Histórias sem Corantes. Rodeado de instrumentos musicais, transforma palavras em sons e sons em palavras. Os mais pequenos são convidados a entrar neste mundo de imaginação, mas não só para ver e ouvir – a qualquer momento poderão ser eles mesmos as personagens principais da história. Entre lugares imprevistos e situações espontâneas, a história é contada por todos e vivida numa só voz.
.
.
H
CERIMÓNIA DE ATRIBUIÇÃO DA TÍLIA DE HOMENAGEM A SÉRGIO GODINHO
.
.
H
ENCONTROS COM OFICINA – COMO NASCEM OS LIVROS? – BERNARDO E A BORBOLETA DO VALE DO TORGA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Beatriz Meireles e Lisveth Ponce de Léon
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Um dia, apareceu-lhe na cama McLaren uma Borboleta perdida, do Vale de Torga. Bernardo e a Borboleta começaram à procura do vale encantado com a ajuda dos brinquedos. Seguiram todos dentro da cama voadora, numa estrada arco-íris, quando caíram numa gruta escura. Depois, passaram por muitas aventuras. Será que encontraram o lugar mágico da Borboleta? Descobre esta história e desenha as pistas do caminho.
SÁB. 23 AGO. + DOM. 24 AGO. 15H-17h / 18H-20h
TEATRO DE MINIATURAS – ÁRVORE-NUVEM
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Por ordem de chegada
Com d'Orfeu Associação Cultural
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Por ordem de chegada
Direção artística, dramaturgia e manipulação Benedicte Garrido
Direção plástica enVide neFelibata (Teatro e Marionetas de Mandrágora)
Conceção plástica enVide neFelibata, Migvel Tepes (Teatro e Marionetas de Mandrágora)
Marionetas, cenografia e adereços Migvel Tepes (Teatro e Marionetas de Mandrágora)
Figurinos Carolina Reis
Sonoplastia Luís Carvalho e Gabriel Moreira (Aura Records)
Era uma vez uma árvore. Que voava. Brincava. Alimentava. Sonhava. E cuidava. Era uma vez uma árvore. Tão generosa que não teve limite no seu voo. Do brincar, do alimentar, do sonhar, do cuidar e do (seu) amor. O teatro lambe-lambe Árvore-Nuvem é um clássico intemporal que aborda questões fundamentais sobre o tempo, a vida, o amor e tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios.
O teatro lambe-lambe é um estilo teatral com origem no Brasil e inspirado nas máquinas fotográficas antigas, por onde o fotógrafo revelava as fotografias, escondido por debaixo de um pano preto. É-nos assim apresentado um formato de um palco em miniatura, confinado numa caixa preta de dimensões reduzidas. Dentro dessa caixa são representadas peças teatrais de muito curta duração, por um ator-manipulador, para dois espectadores por sessão.
.
.
H
SÉRGIO SOBRE O PORTO
Com Sérgio Godinho, Rui Moreira, João Gobern e Francisco José Viegas Leitura de poemas Cristiana Sabino
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – LUÍS SEVERO
Com Luís Severo
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
ERA UMA VEZ NO APOCALIPSE
De Tiago Pimentel
Com Sérgio Godinho, Mariana Pacheco e Paulo Calatré
Portugal, 2023
21 min.
No rescaldo de uma guerra nuclear, o planeta sobrevive debaixo de um severo arrefecimento global e de regimes totalitários que utilizam a falta de recursos e de informação contra as populações. Ernesto (Sérgio Godinho) é visitado por um temido oficial e um contrarrelógio agonizante pulsa diretamente do rosto das personagens para o nosso peito.
.
.
H
KILAS, O MAU DA FITA
Conversa com Sérgio Godinho
Moderação António M. Costa
De José Fonseca e Costa
Com Mário Viegas, Lia Gama, Lima Duarte, Milú, Paula Guedes e Adelaide Ferreira
Portugal, Brasil, 1980
2H04
Conversa com Sérgio Godinho
Moderação António M. Costa
Um filme que marcou os anos 80, com mais de cem mil espectadores, cruza, como raros por cá, a cultura popular com o imaginário pulp do cinema americano e dos policiais de bolso, com Mário Viegas no seu papel mais emblemático no cinema.
SG experimenta aqui pela primeira vez a escrita para cinema, em colaboração com o realizador, e assina a música do filme, compondo os temas que serviam a cada personagem e as canções. Ícone de toda a banda sonora é a Balada de Rita, criada para a personagem de Pepsi Rita, uma admirável interpretação de Lia Gama.
.
.
H
CONCERTO + OFICINA DESENHAR AO SOM – PAIRA
Com João Dias (trompete), Gil Silva (saxofone), Pedro Molina (contrabaixo) e Gonçalo Ribeiro (bateria)
Curadoria Porta-Jazz
PAIRA é um quarteto com raízes no meio jazzístico portuense, que pretende apresentar ao mundo a sua música original, envoltos numa estética pessoal em progressiva transformação e maturação, fruto do carácter artístico de cada membro.
Como algo que paira no ar, a sensação de sustentabilidade emitida pelas composições do quarteto revelam uma enorme liberdade na expressão musical, com recurso à improvisação livre, evidenciando assim a voz de cada membro como improvisador e canalizando-as para uma voz de grupo. Dentro de um caldeirão de possibilidades, a única norma é permitir a música e os músicos reinventarem-se em tempo real.
.
.
H
O CUBO | TEATRO SENSORIAL PARA BEBÉS E NÃO SÓ
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Estação das Letras
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Em O Cubo, o palco transforma-se num espaço de infinitas possibilidades, onde o vazio revela um universo de sonhos e descobertas. Através da combinação de dança, música e imagens tridimensionais, o público é convidado a imaginar, sentir e partilhar o momento.
O espetáculo desafia-nos a explorar o poder da imaginação, a ultrapassar fronteiras e a encontrar o extraordinário no aparentemente simples. No final, o grande cubo guarda um pequeno cubo — símbolo de tudo o que foi partilhado, vivido e sonhado.
.
.
H
O LABIRINTO DA BELEZA
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Martim Sousa Tavares
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
O Labirinto da Beleza é uma palestra multimédia em que Martim Sousa Tavares discorre sobre os significados, os lugares e até as funções da beleza no nosso dia a dia, passando pelas mais diversas artes e ideias, de S. Francisco de Assis a David Bruno.
.
.
H
ENCONTROS COM OFICINA – COMO NASCEM OS LIVROS? – LIVRO DA PRIMAVERA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Ana Rita Domingues e Ana Seixas
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A primavera chegou — suave, colorida e cheia de descobertas. Neste encontro pensado para os mais pequeninos, as autoras Ana Rita Domingos e Ana Seixas apresentam um livro ternurento que convida a sentir, observar e brincar com a natureza. Entre cores, formas e sons, bebés e adultos são levados pela poesia dos primeiros chilreios e pela alegria dos dias a crescer. Após a leitura, segue-se uma oficina criativa, pensada para estimular os sentidos e a imaginação, num ambiente calmo, afetivo e cheio de encantamento.
.
.
—
.
.
H
—
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – INTRODUÇÃO À LINGUAGEM ARTÍSTICA DA BD
Para jovens com mais de 15 anos
Duração 3h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Com Mariana Pita e Rudolfo
Para jovens com mais de 15 anos
Duração 3h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Estes workshops mostram o poder da edição no formato fanzine e a utilização do jogo como indução do processo criativo, entre formas de utilizar o improviso e o aleatório para desimpedir bloqueios.
.
.
H
ESCREVER PESSOAS, LER PERSONAGENS
Com José Luís Peixoto
O escritor José Luís Peixoto conversa com Gonçalo Paupério, médico do IPO do Porto. Através de uma troca de ideias e da leitura de algumas passagens, esta será primeira oportunidade de conhecer o novo romance de José Luís Peixoto.
.
.
H
PALAVRA (DE)CANTADA
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Sandra Celas e Nuno Pereira
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Palavra (De)Cantada é um espetáculo de poesia onde a música, a voz e a palavra se entrelaçam, criando uma atmosfera intimista e mágica. A atriz e cantora Sandra Celas interpreta poetas de vários tempos e de várias origens com o músico e multi-instrumentista Nuno Pereira. Histórias e locais diferentes servem de mote para criar cada espetáculo, tornando-o único e inédito. Transportamos o público por uma viagem poética e sonora, revelando uma outra forma de vivenciar o “Poema” e os “Poetas”.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – JORGE CRUZ
Com Jorge Cruz
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
NÓS POR CÁ TODOS BEM
De Fernando Lopes
Com Elvira Marques, Zita Duarte, Adelaide João, Lia Gama, Paula Guedes e os habitantes da Várzea
Portugal, 1977
1H20 (cópia digital restaurada)
Nós por Cá Todos Bem é um regresso à Várzea, onde o realizador nasceu e cresceu. A mãe, Elvira Marques, comenta a vida na aldeia, antes e depois da revolução de Abril e a sua ida para Lisboa. A ficção irrompe pelo documentário (o cinema de Lopes movimentou-se sempre entre estes dois “mundos”), e destacamos o número admirável do Coro das Criadas de Servir, com música de SG e letra de Alexandre O’Neill.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – JOGO DAS EMOÇÕES
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Mafalda Mateus e Luís Braga (Departamento Municipal de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e Juventude)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
No Jogo das Emoções, através da leitura do livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas, vamos descobrir as emoções escondidas dentro de nós. Desafia a tua família, responde a perguntas e desafios, e diverte-te a aprender a reconhecer o que sentes!
.
.
H
VISITA-OFICINA OS AMIGOS DO GASPAR
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A emblemática série televisiva que passou na RTP nos finais dos anos 80, Os Amigos do Gaspar, regressa através de uma exposição e visitas-oficinas. Para uns, representará uma oportunidade de recordar, para outros, uma ocasião de experienciar o sucesso que estes bonecos animados fizeram junto de públicos de todos os géneros e todas as idades, seduzidos pelas canções de Sérgio Godinho (letra e interpretação), com composição musical de Jorge Constante Pereira, cenografia de Carlos Dias e encenação de João Paulo Seara Cardoso.
Esta mostra permitirá assistir a alguns episódios, ouvir canções, fazer fantoches, participar em jogos ou, simplesmente, vaguear pelo espaço da sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e apreciar a instalação artística, ao vivo e a cores, de várias das marionetas que estiveram na base desta divertida história.
Uma oportunidade para (re)descobrir as aventuras de Gaspar e os seus companheiros, inserida na programação da Feira do Livro do Porto.
.
.
H
NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM...
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Isaque Ferreira, Ianina Khmelik, Marco Figueiredo, Rodrigo Brito e aConstança
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Tal e qual o poema tão frágil, a tamanha liberdade.
É quase nada meio século deste bebé, de Abril, de dias. Muito há e a fazer há. Cuidar todos os tons das flores rubras, a tanto ar das palavras, a música só imensa, os traços de maré e cor. Evitar algo a voltar-se em artificial. Conquistar, de ali de trás, o espaço bom e inteiro para o futuro.
Assim era no tempo em que os animais falavam, sobre a ilustração de aConstança, rodeado pelo trio Ianina Khmelik, Marco Figueiredo e Rodrigo Brito em geometrias e lugares sonoros, poemas próximos e ditos por Isaque Ferreira.
No tempo em que os animais falavam... Cheia de sentido(s) esta liberdade.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – PODCAST ASSIM OU ASSADO
Podcast Assim ou Assado
Com Marco Neves e Sam The Kid
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
JULES E JIM
Jules et Jim
De François Truffaut
Com Jeanne Moreau, Oskar Werner e Henri Serre
França, 1962
1H50
Obra essencial da Nouvelle Vague, Jules e Jim adapta o romance de Henri-Pierre Roché, que narra a história do triângulo amoroso entre as personagens que lhe dão o título e Catherine, com os seus "yeux d’opale / qui fascinaient / qui fascinaient", a quem Jeanne Moreau dá o corpo, a voz e um espírito livre num papel que a tornaria imortal.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – ENTRE PALAVRAS E CANÇÕES: UM JOGO DE DESCOBERTA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Equipa de Mediação das Bibliotecas Municipais do Porto
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Entra numa missão cheia de ritmo, palavras e descobertas.
Prepara-te para viajar pela vida e obra de Sérgio Godinho – um dos nomes mais marcantes da cultura portuguesa –, onde vais enfrentar desafios criativos e reconstruir letras icónicas.
.
.
H
QUANTAS FACES OCULTAS NA FACE VISÍVEL DA LUA? - João Luís Barreto Guimarães
Moderação Maria João Costa
Convidado João Luís Barreto Guimarães
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
TER. 26 AGO. + TER. 2 SET. 17H
QUA. 27 AGO. + QUA. 3 SET. 17H
LEITURAS – ROBERTOS NA FEIRA
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Equipa de Mediação das Bibliotecas Municipais do Porto
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A tradição oral vai ganhar vida com o espetáculo Robertos na Feira. Direcionado para crianças a partir dos 3 anos, este teatro de bonecos revive as histórias cómicas e animadas que, até meados do século XX, encantavam públicos em feiras e praças por todo o país.
.
.
H
POEZZ
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Poeta da Cidade/Pedro Freitas e Kenny Caetano
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Poezz nasceu de um desafio lançado a Pedro Freitas para que criasse um momento performativo que reunisse spoken word, música improvisada e a poesia inspirada no jazz compilada no livro Poezz, organizado por José Duarte e Ricardo António Alves. Ao lado do saxofonista Kenny Caetano, dá vida e alma a alguns desses poemas carregados de futuro, de liberdade e de jazz, escritos em língua portuguesa. Apresentamos uma proposta alternativa ao concerto de jazz clássico, propondo uma outra reflexão sobre as fronteiras e a liberdade deste género musical.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – MANEL CRUZ
Com Manel Cruz
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
SORRISOS DE UMA NOITE DE VERÃO
Sommarnattens leende
De Ingmar Bergman
Com Eva Dahlbeck, Gunnar Björnstrand, Ulla Jacobsson e Harriet Andersson
Suécia, 1955
1H45 (cópia digital restaurada)
O filme trouxe a glória mundial a Bergman com o Prémio Especial do Júri em Cannes. Logo a seguir, Éric Rohmer escrevia, nos Cahiers, Apresentação de Bergman, dando início à bergmanmania. Esta “guerra dos sexos” num mágico e bucólico verão nórdico, sob o espírito de Schnitzler, Wilde, Strindberg e Shakespeare, foi também o primeiro dos filmes do cineasta sueco a estrear-se em Portugal, esgotando sessões atrás de sessões.
.
.
H
PERFORMANCE POÉTICA PELOS ACTIVOS TÓXXXICOS
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Neto Portela, Paulo Morgado, Vitorino Almeida Ventura e Pedro Farate
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
O projeto consiste num cut up orientado, cruzando textos de poetas como António Pedro Ribeiro, Carlos Bessa, Filipa Leal, Francisca Camelo, Francisco Duarte Mangas, João Habitualmente, Nuno F. Silva & etc., com os de Vitorino Almeida Ventura, num contentamento sempre descontente de nunca se alcançar em perfeição.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – ENTRE PALAVRAS E CANÇÕES: UM JOGO DE DESCOBERTA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Equipa de Mediação das Bibliotecas Municipais do Porto
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Entra numa missão cheia de ritmo, palavras e descobertas.
Prepara-te para viajar pela vida e obra de Sérgio Godinho – um dos nomes mais marcantes da cultura portuguesa –, onde vais enfrentar desafios criativos e reconstruir letras icónicas.
.
.
H
QUANTAS FACES OCULTAS NA FACE VISÍVEL DA LUA? - Valério Romão
Moderação Maria João Costa
Convidado Valério Romão
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – CALÍOPE
Com Calíope
Com Marta Hugon, Elisa Rodrigues e Joana Alegre
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
UM SECRETO REGRESSO
JACARANDÁ
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Pedro Lamares e Ana Isabel Dias
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
A música e a palavra dita – um encontro antigo, por vezes feliz, sempre delicado.
Um ator, encenador e dizedor de poesia, vindo da música. Uma harpista, compositora e estudante de guitarra portuguesa, vinda da literatura. Chamam-lhe Jacarandá, como o voo violeta que todos os anos invade Lisboa num assomo de beleza efémera. É feito das cordas da harpa, da guitarra e da voz. Delicado como a beleza, com uma boa margem de improviso, como a vida. Apresentam-se para um secreto regresso aos lugares interiores, pela mão de Al Berto, poeta de ambos. Debruçados sobre o outro lado do espelho, na esperança de que a palavra “mar” o faça entrar todo pela janela.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – O PRIMEIRO GOMO DA TANGERINA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Ana Rita Mendes e Sílvia Matos (Casa Marta Ortigão Sampaio)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A partir da música de Sérgio Godinho O Primeiro Gomo da Tangerina e do livro com o mesmo nome, ilustrado por Madalena Matoso, vamos explorar as coleções do Museu do Porto, nomeadamente da Casa Marta Ortigão Sampaio, e conhecer melhor a "menina" Marta, que legou à cidade a sua imensa e diversificada coleção para deleite de todos nós.
QUI. 28 AGO. – DOM. 31 AGO. 15H-17H
OFICINAS DE LIBERDADE – DESENHA UMA CANÇÃO
Para crianças maiores de 6 anos
Duração 2h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo de 15 participantes)
Com Rachel Caiano
Para crianças maiores de 6 anos
Duração 2h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo de 15 participantes)
As canções serão o mote – o ponto de partida para a exploração poética e ilustrada. Os participantes vão ouvir, escrever e ilustrar com materiais como papel colorido, imagens, cola, tesoura, fita-cola de papel e materiais riscadores, trabalhando sobre cartão e papel grosso. As peças ilustradas, resultantes de cada uma das oficinas, podem encaixar-se, criando construções ilustradas que vão habitar a biblioteca e fazendo uma instalação/exposição que vai crescer a cada sessão.
.
.
H
QUANTAS FACES OCULTAS NA FACE VISÍVEL DA LUA? - Luísa Sobral
Moderação Maria João Costa
Convidado Luísa Sobral
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – LIBERDADE DO RISCO
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com João Ramos e Pedro Galante (Galeria Municipal do Porto)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Ao ser riscado numa folha de papel, surge o risco. Um risco deitado, em devaneio. E se arriscasse sair da folha? Um risco que, num salto, teve liberdade de arriscar e ocupar espaço. Um risco que atravessa a parede e ocupa os espaços da Galeria. Um risco que nos apresenta um caminho. Quantos riscos cabem na exposição Lúcido Devaneio?
.
.
H
CONTRAFACÇÃO DA LIBERDADE É IGNOMÍNIA - Judite Canha Fernandes
Moderação Teresa Coutinho
Convidada Judite Canha Fernandes
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – RITMOS E PALAVRAS COM SOTAQUE DO NORTE
Com Ritmos e palavras com sotaque do Norte
Curadoria Keso e Denise
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
KINTSUGI
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Paula Cortes (voz e pinturas) e Tiago Sousa (piano e órgão elétrico)
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
A família, tal como as nuvens, encobre e revela altas e escarpadas montanhas. A música de Tiago Sousa, a prosa e a pintura de Paula Cortes são um pretexto para um passeio tão transitório quanto uma nuvem porque, tal como nos lembra Séneca, “nada nos pertence, só o tempo é mesmo nosso”.
.
.
H
TODA A FACA TEM SEU FIO - Tozé Brito
Moderação Inês Meneses
Convidado Tozé Brito
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – LETRAS CRUZADAS
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Rita Sineiro
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Alguns saltarão da palavra para a melodia em meio instante e, com um brilhozinho nos olhos, talvez até viajem no tempo. Para outros, será o primeiro dia a cantar Sérgio Godinho e está tudo bem, porque, afinal, de pequenino é que se torce o destino. Vamos juntos brincar a ser letristas? Dividindo e baralhando versos e canções, procurando pares de rima, ligando frases e criando letras nossas. Eu vou a jogo, e vocês?
.
.
H
TUDO NO AMOR FAZ DO NADA UM TUDO - Rafael Gallo
Moderação Rui Couceiro
Convidado Rafael Gallo
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
ECOS NA FEIRA
Direção artística e dramaturgia Nuno Preto
Música Samuel Martins Coelho
Violoncelo Carina Albuquerque
Vídeo Rita Soeiro
Os Ecos da Biblioteca Sonora tornaram-se já uma presença familiar na Feira do Livro. Nesta edição, propomos escutar de novo – ou talvez de outra forma – o som das palavras, o silêncio que as envolve e a poesia que as atravessa, prestando homenagem às voluntárias e voluntários que oferecem a sua voz a quem não pode ler.
Convidamos o público a experimentar novas formas de “ver” as palavras – de olhos vendados, guiados pela sonoridade e pela luz. Um convite à escuta sensível e à (re)descoberta por outros sentidos. Uma performance que celebra a leitura partilhada, a empatia e a imaginação.
.
.
H
CONTRAFACÇÃO DA LIBERDADE É IGNOMÍNIA - Hilda de Paulo
Moderação Teresa Coutinho
Convidada Hilda de Paulo
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – BIA MARIA
Com Bia Maria
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
CONVERSA SOBRE O PORTUENSE: CAMILO CASTELO BRANCO
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Isabel Pires de Lima e Sérgio Almeida
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Em pleno bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a professora jubilada Isabel Pires de Lima fala sobre esta genial figura e o modo como os seus livros ainda hoje são capazes de nos interpelar. A sua profunda descrença na Humanidade e as técnicas narrativas inovadoras na época também vão ser abordadas nesta conversa sobre este ímpar escritor portuense, inserida no Ciclo de Conferências “21 Personalidades dos Séculos XX e XXI escolhem as 21 Personalidades Portuenses do Milénio”.
.
.
H
CICLO “SÓ NA NOITE O AMOR É CURANDEIRO” – SUSIE FILIPE
Susie Filipe
Noites contagiantes com as sonoridades magnéticas e encantatórias de radiosos convidados. A festa da música, ao ritmo do pulsar da cidade.
.
.
H
HÁ UM RIO NESTA GOTA
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Frenesim
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Neste espetáculo, o público é convidado a entrar na gota e a ser parte integrante da trama sonora e cénica que se soma. É através da mistura da música tradicional com a música eletrónica que a voz acústica e os sintetizadores criam um convite à participação e exploração: meia centena de instrumentos sonoros não convencionais são distribuídos de mão em mão e o seu som, captado em tempo real, cria uma massa sonora que dá vida e eco ao que em cena se passa. Convidamos os participantes a mergulhar num fio de água até brotarmos no meio do oceano, nas pás de um moinho, ou numa chuva tropical, e a pintar com água a magia do inexistente; os pincéis são simultaneamente remos e contadores de conchas que transformam o espaço cénico do chão numa praia pronta a habitar.
.
.
H
A QUEDA DO FACTO E A ASCENÇÃO DAS PERCEPÇÕES
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Luís Paixão Martins e Carlos Vaz Marques
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
O reconhecido consultor de comunicação português tem em preparação um novo livro. Depois de Como Perder uma Eleição e Como Mentem as Sondagens – e de um volume dedicado a Edward Bernays, pioneiro do seu ofício –, Luís Paixão Martins reflete agora sobre a nova paisagem mediática e comunicacional, numa conferência/debate onde tem testado, numa espécie de consulta pública, o próximo título que tem em preparação. Oportunidade também para uma conversa pública sobre as suas obras anteriores e temas na ordem do dia como propaganda, sondagens e eleições.
.
.
—
.
.
H
—
H
SONS, RIMAS E ENCANTOS – CONTOS PARA DESTRAVAR IDEIAS E OFICINA DE RIMAS DIVERTIDAS
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Adélia Carvalho
Para crianças maiores de 3 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Vamos ouvir histórias cheias de imaginação, brincar com os sons das palavras, inventar rimas disparatadas e criar, juntos, novos mundos e personagens. Entre gargalhadas, lápis e papel, as crianças vão explorar o poder da imaginação e descobrir que todos temos histórias para contar e rimas para rimar.
.
.
H
TODA A FACA TEM SEU FIO - Joana Gama
Moderação Inês Meneses
Convidada Joana Gama
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
SÁB. 30 AGO. – SEG. 1 SET. 15H-17H
CONSULTÓRIO DE LEITURA
PLANO NACIONAL DE LEITURA
O Plano Nacional de Leitura estará pela primeira vez representado na Feira do Livro do Porto com o Consultório de Leitura. Recebemos, no espaço da Ilha, todos os leitores que precisem de sugestões de leitura para diversos estados de alma, dúvidas de todos os tipos, ritmos de leitura e entusiasmos intermitentes ou acelerados. Poderão encontrar uma cadeira à espera, muitos livros na estante, e um elemento da equipa completamente disponível para a sua consulta.
.
.
H
TUDO NO AMOR FAZ DO NADA UM TUDO - Alberto Manguel
Moderação Rui Couceiro
Convidado Alberto Manguel
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
OPINIÃO PÚBLICA E PROPAGANDA – Os princípios da comunicação segundo Ivy Lee
De Vasco Ribeiro
Edição Zigurate
Com Rui Moreira, Luís Paixão Martins, Helena Teixeira da Silva, Carlos Vaz Marques e Vasco Ribeiro
Enquanto outros vendiam produtos, Ivy Lee vendia factos. A verdade devidamente polida. Com isso fez fortuna. Descobriu no subsolo da opinião pública algo tão valioso como o ouro: o poder de converter factos em confiança, confiança em reputação e, naturalmente, reputação em faturação para as suas empresas.
Opinião Pública e Propaganda reúne a tradução de livros de Ivy Lee – Comunicação (1925) e Opinião Pública e Propaganda (1927) – e um ensaio biográfico sobre a vida e obra de um comunicador que não foi apenas um assessor, foi um orquestrador da credibilidade.
.
.
H
ENCONTROS COM OFICINA – COMO NASCEM OS LIVROS? – PÁSSAROS & COGUMELOS
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Joana Gama
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
“Tudo está em tudo”, disse o filósofo grego Anaxágoras. Assim começa o espetáculo que deu origem ao livro Pássaros & Cogumelos. Nesta sessão, Joana Gama, pianista e autora do livro, orienta uma conversa com os mais novos em torno da ideia de que tudo está ligado. Para além disso, vai existir um espaço para ouvir música e dar um pequeno passeio orientado pelo jardim.
.
.
H
COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ – Histórias Suicidas
Edição Quetzal
Com Sérgio Godinho (autor), Francisco José Viegas (editor) e José Carlos Barros (apresentador)
Leitura de poemas Cristiana Sabino
Há amantes que veem o tempo esgotar-se e resolvem apostar tudo num último lance. Atores que querem representar o derradeiro papel de glória, consagração e celebridade. Um rapaz que miraculosamente se transforma em anjo para enfrentar o vazio. Duas mulheres que se amam para lá da morte e da solidão. Um homem que quer experimentar o auge do prazer em jogos sadomasoquistas. Mas também antigos amantes que se reencontram para se salvarem e perderem num só dia.
Estas e outras personagens enfrentam o desalento e a dificuldade de viver em circunstâncias singulares. São almas que esvoaçam como borboletas diante do fogo. Na apresentação do livro de contos de Sérgio Godinho, exploramos quinze histórias de suicídios por vezes não consumados – e de personagens a quem o destino já marcou a hora.
.
.
H
CONTRAFACÇÃO DA LIBERDADE É IGNOMÍNIA - António Brito Guterres
Moderação Teresa Coutinho
Convidado António Brito Guterres
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – MÁRCIA
Com Márcia
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
CICLO “SÓ NA NOITE O AMOR É CURANDEIRO” – RAINHAS DO AUTOENGANO
Rainhas do AutoEngano
Noites contagiantes com as sonoridades magnéticas e encantatórias de radiosos convidados. A festa da música, ao ritmo do pulsar da cidade.
.
.
H
CONCERTO + OFICINA DESENHAR AO SOM – DEMIAN CABAUD - ÁRBOL A DENTRO
Com Demian Cabaud (contrabaixo), João Grilo (piano), João Pedro Brandão (saxofone), José Pedro Coelho (saxofone) e Marcos Cavaleiro (bateria)
Curadoria Porta-Jazz
Trata-se de mais um projeto artisticamente ambicioso, que desafia os músicos a moverem-se e criarem num contexto muito para além da esfera do jazz tradicional, transitando entre o folclore da Argentina e a música de câmara.
Tendo raiz no jazz norte-americano, a filosofia do grupo baseia-se na interação e construção espontânea, por vezes respeitando as estruturas das composições, outras vezes não, sem medo de explorar territórios abstratos e paisagens típicas do dodecafonismo. A liberdade é o elemento primordial do grupo e o objetivo é imprimir a música com as personalidades de cada músico.
.
.
H
HÁ UM RIO NESTA GOTA
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Frenesim
Para bebés dos 18 aos 36 meses
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Neste espetáculo, o público é convidado a entrar na gota e a ser parte integrante da trama sonora e cénica que se soma. É através da mistura da música tradicional com a música eletrónica que a voz acústica e os sintetizadores criam um convite à participação e exploração: meia centena de instrumentos sonoros não convencionais são distribuídos de mão em mão e o seu som, captado em tempo real, cria uma massa sonora que dá vida e eco ao que em cena se passa. Convidamos os participantes a mergulhar num fio de água até brotarmos no meio do oceano, nas pás de um moinho, ou numa chuva tropical, e a pintar com água a magia do inexistente; os pincéis são simultaneamente remos e contadores de conchas que transformam o espaço cénico do chão numa praia pronta a habitar.
.
.
H
ENCONTROS COM OFICINA – COMO NASCEM OS LIVROS? – O GATO, O COELHO E OUTROS CONTOS TRADICIONAIS
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Adélia Carvalho e Anabela Dias
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A sessão vai ter início com a leitura de alguns contos do livro O Gato, o Coelho e Outros Contos Tradicionais. A proposta de trabalho para todos os participantes na oficina terá como ponto de partida um dos onze contos – A Velha e a Cabaça. Neste conto tradicional, a cabaça serve de disfarce para a velha escapar às investidas dos lobos da floresta que a pretendem devorar. Neste seguimento, os participantes da oficina vão ser desafiados a pintarem formas de disfarce criativas de maneira a iludirem os lobos que vêm atrás deles. Uma forma de darmos funções diferentes e inesperadas a elementos conhecidos através da expressão plástica.
.
.
H
TODA A FACA TEM SEU FIO - Filipa Leal
Moderação Inês Meneses
Convidada Filipa Leal
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – INFÂNCIA MANIFESTA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Limitada à lotação do espaço
Com Serviço Educativo do Coliseu Porto Ageas
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Limitada à lotação do espaço
Infância Manifesta é uma oficina onde crianças e adultos criam cartazes com frases de ordem, desenhos, slogans e ideias que gritam pelos direitos das crianças. Inspirados na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 1959, vamos relembrar o que é justo, necessário e urgente, dando voz às ideias de todos. No final do dia, será organizada uma marcha que promete fazer barulho, com vozes, tambores e os cartazes criados na oficina, sensibilizando para a urgência da luta ativa por um futuro melhor.
.
.
H
TUDO NO AMOR FAZ DO NADA UM TUDO - Lídia Jorge
Moderação Rui Couceiro
Convidada Lídia Jorge
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CONTRAFACÇÃO DA LIBERDADE É IGNOMÍNIA - Maria Lis
Moderação Teresa Coutinho
Convidada Maria Lis
Quatro versos de Sérgio Godinho afervoram este ciclo de treze conversas, envolvendo luminosas figuras da cultura portuguesa.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – TRÊS TRISTES TIGRES
Com Três Tristes Tigres
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
O CAMINHO É O POEMA
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com João Morais (O Gajo), José Anjos e Carlos Barretto (convidado especial)
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Desde 2017 que a viola campaniça d´O Gajo e a poesia de José Anjos são cúmplices, formando um corpo único que se transforma no caminho que é o poema. Este concerto junta alguns dos temas e poemas que fazem parte do seu repertório conjunto dos últimos anos, com novidades musicais e instrumentais que exploram diferentes linguagens de som e vídeo, sempre com o poema e a viola campaniça como eixo principal. Nalguns dos temas junta-se o contrabaixo de Carlos Barretto.
SEG. 1 SET. – DOM. 7 SET. 12H-19H
JOGOS TRADICIONAIS
Público em geral
Entrada gratuita
Com Ludotecas do Porto
Público em geral
Entrada gratuita
Animação que visa proporcionar à população visitante da Feira do Livro do Porto, tempos de jogo e atividades lúdicas saudáveis, onde a boa disposição, o bem-estar físico e mental, a alegria, o convívio e o riso imperam. Esperam-se momentos de exploração de jogos que relembrem os tempos passados, proporcionando diferentes oportunidades de brincadeira com recurso a vários materiais lúdicos.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – O PRIMEIRO GOMO DA TANGERINA
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Ana Rita Mendes e Evelyne Phibel (Casa Marta Ortigão Sampaio)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A partir da música de Sérgio Godinho O Primeiro Gomo da Tangerina e do livro com o mesmo nome, ilustrado por Madalena Matoso, vamos explorar as coleções do Museu do Porto, nomeadamente da Casa Marta Ortigão Sampaio, e conhecer melhor a "menina" Marta, que legou à cidade a sua imensa e diversificada coleção para deleite de todos nós.
.
.
H
VISITA-OFICINA OS AMIGOS DO GASPAR
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Entrada Gratuita
Sujeita à lotação do espaço
A emblemática série televisiva que passou na RTP nos finais dos anos 80, Os Amigos do Gaspar, regressa através de uma exposição e visitas-oficinas. Para uns, representará uma oportunidade de recordar, para outros, uma ocasião de experienciar o sucesso que estes bonecos animados fizeram junto de públicos de todos os géneros e todas as idades, seduzidos pelas canções de Sérgio Godinho (letra e interpretação), com composição musical de Jorge Constante Pereira, cenografia de Carlos Dias e encenação de João Paulo Seara Cardoso.
Esta mostra permitirá assistir a alguns episódios, ouvir canções, fazer fantoches, participar em jogos ou, simplesmente, vaguear pelo espaço da sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e apreciar a instalação artística, ao vivo e a cores, de várias das marionetas que estiveram na base desta divertida história.
Uma oportunidade para (re)descobrir as aventuras de Gaspar e os seus companheiros, inserida na programação da Feira do Livro do Porto.
.
.
H
AMBIÇÃO: IMPOSTOS MAIS SIMPLES, MELHOR ECONOMIA
Coord. Álvaro Beleza e Carlos Alves
Edição Almedina
Com Álvaro Beleza, Carlos Alves e Rui Moreira
O pilar central deste livro é uma proposta de uma reforma fiscal equilibrada, simplificadora e promotora de transparência e equidade.
ENSAIOS - SEG. 1 SET. – SEX. 5 SET. 18H30 – 20H30 (Entre Quintas)
VOZES EM MOVIMENTO – MARÉ ALTA – CORO INSTANTÂNEO DO PORTO
Para famílias
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (mínimo de 15 participantes)
Com Frenesim
Direção artística Rita Campos Costa
Direção musical Zé Figueiredo
Para famílias
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (mínimo de 15 participantes)
Esta é uma open call para todas as vozes do Porto se juntarem num coro de criação coletiva. Numa oficina de cinco dias, uma multidão de todas as idades é convidada a pensar, escrever, cantar, ou só estar em conjunto, construindo um concerto de voz em homenagem a Sérgio Godinho, onde não só as vozes de cada um são importantes, como o que têm para dizer será palavra-manifesto de boca em boca. Num ambiente leve, o coro a todos pertence: aos altos, aos baixotes, aos magricelas, aos acanhados, aos que têm voz de ronca, ou aos que cantam para dentro, e é da junção de todas as vozes que criamos uma grande massa sonora.
Aqui tudo vale e cada voz vem encher o coletivo. Cabe sempre mais um, porque cantar é para todos, e cada um tem uma voz para descobrir.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – PODCAST O QUE CRESCI OUVINDO
Podcast O que Cresci Ouvindo
Com Ivan Lima e Rui Reininho
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
ELAS NA LÍNGUA MÃE
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Com Luísa Pinto e Cristina Bacelar
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
É um poema concerto que celebra a palavra de autoras/poetas da lusofonia na vertente falada, cantada e musicada. Uma viagem poética além-mar onde se convocam vozes de mulheres que falam sobre afetos e desafetos, utopia e distopia, resistência e liberdade, vida e morte. Este projeto propõe uma toada profunda sobre esse lugar do Humano e objetiva a divulgação da escrita poética no feminino em língua portuguesa, assumindo o idioma e os espaços da lusofonia como um motor de diálogo intercultural.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – UM LIVRO EM BRANCO: OFICINA DE ENCADERNAÇÃO
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Diana Silva, Nisa Félix e Rui Alves (Divisão Municipal de Arquivo Histórico)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Sérgio Godinho é um músico, compositor, escritor e ator. E o ponto de partida para escrever uma canção, um poema, uma ilustração ou um guião é, por vezes, um livro em branco. A proposta desta oficina passa pela criação desse objeto inicial que pode ser tão inspirador.
.
.
H
BOCADO JANELA PARA FORA
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Leitura encenada por Paulo Campos dos Reis
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
A leitura encenada (criação original) Bocado Janela Para Fora (verso roubado a Poemacto, de Herberto Helder), antologia de textos do (ou sobre o) autor aduzido, cruzando-os com verbetes biográficos que permitem iluminar o seu percurso singular como artista e cidadão, compondo um retrato – caleidoscópico, tangível – do poeta. Num espaço cénico vazio, o leitor/ator mune-se de escassos adereços (muito significativos), para ritualizar a “oferta do texto”. Abrindo o texto herbertiano para fora.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – LULA PENA
Com Lula Pena
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – NÓS E OS ECRÃS: JOGO DO SEMÁFORO
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Maria José Corte-Real e Bárbara Anjos (Departamento Municipal de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e Juventude)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Inspirados na história da Menina dos Olhos Ocupados, de André Carrilho, queremos perceber por que é que ela tropeçava em tudo e não conhecia bem o mundo. Para isso, vamos usar o jogo do semáforo para criar um momento especial em família, promovendo práticas saudáveis na utilização dos ecrãs e das novas tecnologias.
.
.
H
BOOK QUIZ
Para famílias
Entrada gratuita
Com Guilherme Cobretti
Para famílias
Entrada gratuita
Um convite a todos os que gostam de Livros para um quiz literário em que Guilherme Cobretti desafia os leitores a porem à prova os seus conhecimentos. No ambiente descontraído dos Jardins do Palácio, os participantes organizam-se em equipas espontâneas para responderem aos desafios deste jogo dinâmico e divertido, focado na literatura infantojuvenil. Nenhum estilo, corrente, autor e época será deixado de parte. Basta aparecer para participar. Haverá prémios para os vencedores.
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – PEDRO JÓIA
Com Pedro Jóia
Homenagem a Carlos Paredes
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – UM LIVRO EM BRANCO: OFICINA DE ENCADERNAÇÃO
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Diana Silva, Nisa Félix e Rui Alves (Divisão Municipal de Arquivo Histórico)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Sérgio Godinho é um músico, compositor, escritor e ator. E o ponto de partida para escrever uma canção, um poema, uma ilustração ou um guião é, por vezes, um livro em branco. A proposta desta oficina passa pela criação desse objeto inicial que pode ser tão inspirador.
QUI. 4 SET. – DOM. 7 SET. 15H-17H
OFICINAS DE LIBERDADE – ONDE SOU LIVRE?
Para crianças maiores de 6 anos
Duração 2h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Com Maria Remédio
Para crianças maiores de 6 anos
Duração 2h
Participação gratuita, mediante inscrição através do e-mail bmp@cm-porto.pt (máximo 15 participantes)
Sentimo-nos livres quando descemos um escorrega? Quando voamos alto num baloiço? A fazer o pino? Quando aprendemos a ler? Nas conversas com os nossos amigos? Quando ouvimos as músicas que escolhemos?
Nesta oficina começamos por fazer um cartaz do que nos faz sentir livres e, de seguida, construímos um mini-cenário com cartão, fotografias, recortes e desenhos, onde colocamos no mesmo lugar todas as invenções de espaços de liberdade!
.
.
H
À DESCOBERTA NO TERREIRO – LIBERDADE DO RISCO
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com João Ramos e Pedro Galante (Galeria Municipal do Porto)
Para crianças maiores de 6 anos
Entrada gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Ao ser riscado numa folha de papel, surge o risco. Um risco deitado, em devaneio. E se arriscasse sair da folha? Um risco que, num salto, teve liberdade de arriscar e ocupar espaço. Um risco que atravessa a parede e ocupa os espaços da Galeria. Um risco que nos apresenta um caminho. Quantos riscos cabem na exposição Lúcido Devaneio?
.
.
H
CICLO “E O CORAÇÃO QUE O CONTE / QUANTAS VEZES JÁ BATEU PRA NADA” – NAPA
Com Napa
Curadoria Tiago Andrade e Bruno Rocha
Convocamos vários projetos distintivos, intensos, relampejantes, reunidos num propósito único: celebrar a Vida através da música e da palavra.
.
.
H
QUINTAS DE LEITURA - DE CADA VEZ QUE ME CONTO SEI QUE ME ACRESCENTO UM PONTO
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Introito Hugo van der Ding
Leituras Ana Zanatti, Ana Celeste Ferreira, Susana Menezes e Rui Spranger
Conta-me uma história José Gardeazabal
Imagem Eva Evita
Beatbox Lulucabit
Música Samuel Úria, Redoma
CICLO “EU QUERO A QUIMERA DO OURO / BRILHANDO À LUZ DO TEU OLHAR”
Um verso de uma canção de Sérgio Godinho ilumina este serão fora de portas do ciclo poético Quintas de Leitura. “Navigâncias” através da moderna poesia portuguesa. O fogo do verso, a palavra apontada ao coração.
Na ementa da sessão, três dezenas de poemas imarcescíveis, uma noite tricotada a sonho e liberdade. Noite fecunda, momentos fosforescentes, maré alta, que a liberdade está a passar por aqui.
.
.
H
LABORATÓRIO DE ARTE E PALAVRA – LETRAS CRUZADAS
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Com Rita Sineiro
Para crianças maiores de 5 anos
Participação gratuita
Sujeita à lotação do espaço
Alguns saltarão da palavra para a melodia em meio instante e, com um brilhozinho nos olhos, talvez até viajem no tempo. Para outros, será o primeiro dia a cantar Sérgio Godinho e está tudo bem, porque, afinal, de pequenino é que se torce o destino. Vamos juntos brincar a ser letristas? Dividindo e baralhando versos e canções, procurando pares de rima, ligando frases e criando letras nossas. Eu vou a jogo, e vocês?